Data/Hora: 23 set 2017, 12:06

Hora +01:00 Europe/Lisbon

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 7 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 25 abr 2017, 22:02 
Desligado
Reinado D. Miguel

Registado: 06 fev 2015, 10:26
Localidade: Curitiba
    Caros colegas,

Gostaríamos de anunciar o lançamento do Livro "CLASSIFICAÇÃO VISUAL DAS VARIANTES DOS 960 RÉIS DO RIO DE JANEIRO - 1810 - 1811 - 1812" da minha autoria.

Sou numismata associado da Sociedade Numismática Paranaense (SNP) há 17 anos, mas me considero ainda um aprendiz, mas sempre achei que mesmo enquanto aprendendo, podemos dividir o que já sabemos ou no que trabalhamos. Nestes 17 anos tenho aprendido muito, e meu passado antes da numismática vindo da informática, desde que comecei a participar da SNP tento juntar meus conhecimentos em ambos os ambientes.

Então este livro começou com meu primeiro encontro com a classificação dos 960 réis por volta de 2005. Achei fascinante o detalhamento das variantes, mas complexo e confuso o método utilizado, embora fosse um trabalho fantástico o de classificações de variantes. Sempre tento lembrar que na época destes estudos mais antigos os recursos disponíveis eram bem menores, computadores eram raros, o comum eram máquinas de escrever. Fotos eram caras e complicadas. Levando isso tudo em conta são trabalhos homéricos.

Desde esta época tentei facilitar o processo de diversas maneiras usando as facilidades modernas, mas o que sempre achei o melhor método de todos o qual seria a identificação visual das peças, sempre esbarrou em 3 problemas. Falta de qualidade das imagens para identificação, falta de qualidade na impressão para os detalhes serem visíveis e finalmente um custo de impressão com esta qualidade necessária a um preço razoável.

Finalmente em 2015 achei que este tripé estava estável o suficiente para realizar um trabalho que fosse a altura dos anteriores e que fosse efetivamente útil. Passei então a detalhar e finalizar o processo.

Tive diversos atrasos e dificuldades, pois seriam necessárias imagens de todas as variantes, e de qualidade, além de pesquisa de variantes novas e maneiras de usar tudo isso.

Fazendo um levantamento, verifiquei que para fazer deste estudo um trabalho que fosse dentro das necessidades que eu vislumbrava, resultaria em um livro de 2.500 páginas. Seria inviável mesmo em 2 ou 3 volumes. Facilidade de uso e a necessidade de achar as imagens para abranger tudo isso seria um trabalho quase impossível de finalizar.

Defini então que o melhor seria uma publicação dividida em volumes de perto de 200 páginas, em um total de 12 volumes. Seria um projeto viável pelo volume e de preço mais acessível.

Com o projeto definido assim, ele se mostrou viável e hoje estou em vias de terminar o primeiro destes volumes. Estou finalizando o Volume I que abrange as datas de 1810, 1811 e 1812 dos 960 réis do Rio de Janeiro. Sinto apenas que de 144 variantes listadas, sendo 4 destas novas, somente um anverso eu não pude listar a imagem. Pesquisei em algumas grandes coleções, e colegas me ajudaram a procura desta variante, mas não foi possível. Esta seria a 1810V37A. Devido à dificuldade em achar a peça, ela foi umas das promovidas de RR para RRR. O reverso dela foi possível listar, pois ela era comum à outra variante. Peço então desculpas por esta falha na lista, mas creio que se o projeto sair e for bem aceito, ela pode aparecer e ser finalmente listada com imagens também.

Tenho feito alguns testes com pessoas próximas usando o livro, e tenho conseguido catalogar uma variante nas 3 datas em 2 ou 3 minutos quando a moeda a identificar está em boas condições. Isso rapidamente e sem dúvidas pelo uso dos índices e a comparação das imagens com a peça.

O livro está em fase final e tem lançamento previsto para breve, e ele terá o apoio da Sociedade Numismática Paranaense.

O primeiro volume terá perto de 172 páginas, mas ainda estou definindo detalhes finais e anunciantes. Minha previsão é que livro terá um preço de venda de aproximadamente R$ 40,00, mas ainda estou em negociação com anunciantes e a gráfica. O tamanho será no formato A5 (15x21cm).

Aproveito então para anunciar aqui. Infelizmente não pude ainda definir um evento para o lançamento, mas pretendo oferecer a opção de reserva sem necessidade de pagamento antecipado, com envio pelos correios com custo à parte, nos mesmos moldes que fizemos o livro das Coroas de Cobre do Dr. Enio Garletti.

Então quem quiser reservar um exemplar, poderá fazer sem compromisso de compra posterior, mas com reserva garantida se confirmar posteriormente. Isso nos ajudará a estimar qual a procura do mercado e a quantidade que deverá ser impressa.

Se minha previsão se confirmar, será então um custo de R$ 40,00 por exemplar, com envio pelos correios por impresso registrado. Infelizmente os correios estão para aumentar os valores de porte, então não tenho idéia precisa do custo de envio após o aumento, mas hoje ficaria em torno de R$ 8,00 por um volume, e R$ 4,00 por volume um adicional. Será necessário ver o aumento dos correios para o valor correto, embora não ficará muito fora disso. Entregas em eventos poderão ser marcadas eventualmente.

Para envios para fora do Brasil, deverão ser verificados os custos dos correios de envio e taxas, que ficarão a cargo do comprador.

Para reservas de livros com ou sem entrega pelos correios, por favor, enviar email para o endereço 960rio@snp.org.br solicitando a reserva, com a quantidade e se deseja envio pelos correios, neste caso favor enviar dados do endereço de envio.

Quando ocorrer o lançamento, será enviado um email aos solicitantes com informações de como proceder para o pagamento e somente ai haverá a confirmação do envio do livro solicitado. Então não há compromisso algum até o pagamento do interessado.

Para os anunciantes, ainda há a possibilidade de fazer publicidade no livro por mais alguns dias. Oferecemos anúncios de 1/3, 1/2 e 1 página. Para detalhes de preços e vantagens por favor entrar em contato no email 960rio@snp.org.br.

Espero que o trabalho seja bem aceito, e me permita continuar com os próximos volumes, os quais já estão todos em alguma fase de andamento, pois creio que este estudo irá ajudar muito a classificar e entender este ramo da numismática que são as variantes dos 960 réis. Creio que poderá também trazer mais interesse ainda a este ramo da numismática.

Quaisquer outras dúvidas entrar em contato no e-mail 960rio@snp.org.br. Como estarei finalizando o processo, peço paciência se a resposta demorar, responderei assim que possível.

Agradeço a atenção e o apoio do Fórum para divulgarmos este livro.

Rogério Bertapeli

CAPA PROVISÓRIA DO LIVRO
    Imagem

INTERIOR DO LIVRO
    Imagem

Imagem

Última edição por Rogbert em 26 abr 2017, 13:55, editado 1 vez no total.

MensagemEnviado: 25 abr 2017, 22:15 
Desligado
Reinado D. Pedro I

Registado: 02 fev 2015, 09:44
Localidade: Lisboa
Parabéns, Rogério. :D
É uma obra notável e faço votos que a consiga levar até ao fim. É fundamental que o faça. Os primeiros volumes poderão ser decisivos.
Força nisso e não tenha receio de alguma contrariedade no percurso. O seu rigor e a sua facilidade em lidar com as imagens serão a mais valia que fará a diferença.

MensagemEnviado: 25 abr 2017, 22:29 
Desligado
Reinado D. Pedro V

Registado: 09 fev 2015, 10:01
Parabéns Rogério, desejo muito sucesso. Aproveito para encomendar o meu volume.

Abraços

Fred

MensagemEnviado: 26 abr 2017, 00:07 
Desligado
Reinado D. Maria I

Registado: 08 fev 2015, 22:19
Olá, boa noite.

Em primeiro lugar, parabéns pela maravilhosa e importante iniciativa.

E, em seguida, na qualidade de colecionador de patacões, gostaria que o nobre amigo informasse como deverei proceder para adquirir um exemplar, assim que o trabalho estiver concluído e a venda.

Atenciosamente,

Gomes.

MensagemEnviado: 26 abr 2017, 13:59 
Desligado
Reinado D. Miguel

Caros colegas,

Agradeço as mensagens de apoio, elas nos impulsionam e ajudam nas dificuldades de um trabalho desde.

A havia faltado uma informação que acrescentei no texto. O tamanho será no formato A5 (15x21cm).

Caro José Gomes, para solicitar uma reserva sem compromisso, é só enviar um email para 960rio@snp.org.br solicitando uma reserva. Se puder já enviar seus dados de envio pelos correios, eles já estarão cadastrados.

Abraços.

MensagemEnviado: 01 mai 2017, 22:02 
Desligado
Reinado D. Henrique

Registado: 04 fev 2015, 23:47
Parabéns pelo trabalho, eh de boas obras que nosso mercado precisa!

MensagemEnviado: 28 jun 2017, 13:03 
Desligado
Reinado D. Miguel

Caros colegas,

Tenho o prazer de informar que o Livro CLASSIFICAÇÃO VISUAL DAS VARIANTES DOS 960 RÉIS DO RIO DE JANEIRO já está pronto.

Os que solicitaram a reserva já foram contatados, mas se alguém mais desejar o volume pode solicitar no email : rio960@outlook.com

Para os que entrarem em contato no email, fornecerei as informações para adquirir o livro.

Podemos fazer pacotes para revendedores também.

Grato pelo apoio.

Rogério

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 7 mensagens ] 

Hora +01:00 Europe/Lisbon

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por: