Data/Hora: 18 jan 2018, 11:58

Hora Europe/Lisbon

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 6 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 03 nov 2016, 18:08 
Desligado
Reinado D. Afonso V

Registado: 05 fev 2015, 10:51
Localidade: Aveiro - Porto
Boas,

O Classificador de Ceitis está pronto a dar o próximo passo: Iniciar a inclusão das variantes não catalogadas (VNCs). Assim sendo, venho pedir a quem tiver ceitis não referenciados que deixem aqui uma foto da moeda e a classificação da mesma (na ausência de uma classificação basta indicar a razão porque pensam que é uma VNC).

Este processo vai ser demorado, mas iremos todos beneficiar!

Muito em breve vou disponibilizar a nova base de dados já com todas as referências da separata.

Muito obrigado

MensagemEnviado: 04 nov 2016, 20:45 
Desligado
Reinado D. José

Registado: 06 fev 2015, 21:23
Boas

AFONSO V

Um dos grupos que está muito fraco no magro é o grupo 7. As duas primeiras moedas correspondem a duas variantes que costumam ir parar à 7.2.1 e nada têm a ver uma com a outra nem com a moeda do catálogo. A meu ver deveriam ser catalogadas como novas referências do sub grupo 7.3.
A ultima é já uma velha conhecida e não encaixa em lado nenhum.
Da primeira há melhores moedinhas por aí, a minha está um pouco sofrida :(

Outra coisa que penso que se podia retirar é o ponto central que a meu ver não faz parte do design em nenhuma das referências e é apenas uma acidente,mas deixo ao teu critério a catalogação!

Imagem
Imagem
Imagem

JOÃO II

É a tal história das moedas com seteiras e sem seteiras. Deixo um exemplo das duas. A meu ver mereciam duas referências diferentes. Continuo na dúvida se as sem seteiras é porque não as têm ou porque o desgaste não permite vê-las!!!

Imagem
Imagem

Os outros reinados ainda tenho de as catalogar e perder algum tempo a ver se há alguma coisa que interesse. Depois aviso.
Tenho só uma nota a deixar sobre a catalogação de Sebastião que nunca consegui entender, pois os critérios para definir grupos são os mesmos utilizados em João III para definir subgrupos no grupo 8. A meu ver parece-me uma parvoíce e merecia uma uniformização.

Este trabalho para mim é fundamental no que aos ceitis diz respeito. O magro é um catálogo de referência, mas os critérios foram-se alterando aos poucos e há muitas referências novas.
Espero pois que leves o barco a bom porto :)

MensagemEnviado: 05 nov 2016, 09:52 
Desligado
Reinado D. José

Depois de ter dado uma vista de olhos nos outros reinados só encontrei esta que não encaixa.
Parece-me mais ser efeito da cunhagem, mas o estado não deixa tirar conclusões completas.
Fica o registo:

João III - grupo 2 mar remoínho :)

Imagem

Da minha parte penso que é o que tenho a acrescentar..

MensagemEnviado: 05 nov 2016, 10:41 
Desligado
Reinado D. José

Só mais umas ideias que me tinha esquecido de referir.
O grupo 8 de Afonso V tem algumas referências que na minha opinião não fazem muito sentido, pois para fazer parte deste grupo a muralha tem de ser fechada e há referências de muralha incompleta, que a meu ver não podem fazer parte deste grupo. Deixo uma imagem para ser mais fácil perceber o que quero dizer.

Imagem

Tenho ainda esta moeda que tem um escudo de forma atípica, um intermédio entre o tipo 1a e o tipo 1b.

Imagem

MensagemEnviado: 05 nov 2016, 14:31 
Desligado
Reinado D. Afonso V

Registado: 05 fev 2015, 10:51
Localidade: Aveiro - Porto
Pedro, as críticas que apontas ao Magro são justificadas. Os critérios para determinados grupos são frequentemente ignorados e a ordem hierárquica dos elementos é também comummente violada (o exemplo de Sebastião que apontas, por exemplo). Para efeitos da minha classificação isso é irrelevante, pois eu não tenho nem grupos rígidos nem hierarquias, mas sim 4 elementos que são classificados separadamente. Simplifica :) Resta a conversão para o Magro, mas para mim isso é um auxílio de conversão entre sistemas.

Essa do mar remoínho não me convenceu :)

MensagemEnviado: 05 nov 2016, 18:28 
Desligado
Reinado D. Pedro IV

Registado: 13 mar 2015, 19:49
O único Ceitil com que posso eventualmente contribuir para o teu trabalho, e ter algum interesse é este que foi falado aqui

viewtopic.php?f=83&t=5221

Sai um pouco da bitola normal em alguns parâmetros, se necessitares de fotos melhores é só avisar pois o ceitil está melhor do que aparenta.

Abraço

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 6 mensagens ] 

Hora Europe/Lisbon

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para: