Data/Hora: 11 dez 2017, 17:06

Hora Europe/Lisbon




Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 2 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 23 nov 2017, 13:26 
Desligado
Reinado D. Pedro V
Avatar do Utilizador

Registado: 09 fev 2015, 14:14
Mensagens: 59
Boa tarde a todos,

Tenho o maior dos gostos em anunciar aos companheiros e amigos foristas a próxima saída do meu novo livro, intitulado “A Viagem das Insígnias. Valor e Lealdade”, cujo anúncio vai sair na Revista Moeda em distribuição.

Não versa nem moedas, nem numismática (peço desculpa, outro sairá para o ano sobre os Portugueses de ouro!) mas apenas um tipo de medalhas a que damos o nome de condecorações, neste caso, insígnias de uma prestigiada Ordem Honorífica portuguesa que desapareceu em 1834, porque foi substituída por outra com o mesmo nome , num plágio a que chamei “A Guerra das Insígnias”, ocorrido durante o cerco do Porto na guerra civil entre os Dois Irmãos, Pedro do Brasil e Miguel de Portugal.

Que tem de especial este livro? Bom, para os amantes de moedas, realmente não tem nada. No entanto, os amantes de moedas também são amantes da História por detrás dessas moedas, e aí já essa história se intersecta com a história que eu conto neste livro.

Explico melhor, transcrevendo um resumo que fiz:

«Portugueses e Brasileiros podem-se orgulhar por terem tido a mais prestigiada Ordem Militar e Honorífica da primeira metade do século XIX. Chamava-se Real Ordem da Torre e Espada, de Valor e Lealdade, tinha sido fundada pelo príncipe regente D. João em 1808, no Rio de Janeiro.
Muitos dos militares britânicos que vieram combater o invasor francês na Península sentiam por essa Real Ordem um particular fascínio, fruto do prestígio granjeado ao longo desses anos como uma Moeda de Honra, com que se pagavam os maiores serviços prestados à Coroa de Portugal.
No período mais aceso da guerra civil entre os Dois Irmãos, uma segunda Ordem Militar foi criada no Porto com o mesmo nome, da Torre e Espada, mas então do Valor, Lealdade e Mérito, numa “guerra de insígnias” desenhada pelo ex-imperador do Brasil, destinada a desacreditar a Real Ordem da Torre e Espada, cujas insígnias continuavam a ser concedida pelo rei D. Miguel I, como Grão-Mestre das Ordens Militares portuguesas.
Durante oito meses, entre Agosto de 1832 e Maio de 1833, duas Ordens da Torre e Espada com insígnias e estatutos muito diferentes coexistiram em Portugal. A sorte das armas ditou o fim da primeira Ordem e a continuidade até aos nossos dias da segunda Ordem Militar. Em Évora-Monte, a Real Ordem deixou de existir e caiu no esquecimento da historiografia portuguesa.
Até agora.
Esta é a história nunca antes contada da Real Ordem da Torre e Espada, e da viagem entre continentes das suas insígnias e medalhas de = Valor e Lealdade =»


Imagem

Mas deixemo-nos de histórias e vamos a factos (que não fatos...). A ficha bibliográfica do livro é a seguinte:
TRIGUEIROS, António Miguel. A Viagem das Insígnias. Valor e Lealdade. Lisboa: edição AMT – Autor e Editor, 2017. 384 p. cor. 21,7x30,5 mm, encadernado. ISBN 978-989-20-7974-5.

O livro vai sair já em Dezembro, início, tem uma tiragem muito limitada e custa 45 euros em preço especial de pré-lançamento aos foristas e leitores da revista Moeda. Entregue em mão, são 45 euros; por correio registado para Portugal são 48,50 euros; para a Europa são 58,50 euros; e para o Brasil e outros países são 68,50 euros.
Deixo-vos uma imagem da capa. Um “flyer” descritivo em suporte PDF poderá ser consultado no link:
http://www.estudosdenumismatica.org/docs/index.php?idConteudo=669

Antes de terminar este post, desejo fazer um pedido a todos os foristas, na colaboração na divulgação nacional e internacional desta obra, cujo tema é perfeitamente inédito na historiografia portuguesa e merece ser conhecido cá dentro e lá fora. Este livro não vai ser distribuído pelas livrarias, pela razão simples de que precisaria de ter um PVP de 150 euros...
Se quiserem enviar a notícia aos vossos contactos, o autor e editor (eu) só posso agradecer. Tenho disponível “flyers-PDF” em inglês, francês e alemão.

O meu contacto editorial é este: [url]editor@estudosdenumismatica.org[/url]
Terei todo o gosto em lidar pessoalmente com os vossos pedidos e encomendas.

Com os meus agradecimentos,

António M. Trigueiros
(eng.º)


Topo
   
MensagemEnviado: 01 dez 2017, 12:14 
Desligado
Reinado D. Pedro V
Avatar do Utilizador

Registado: 09 fev 2015, 14:14
Mensagens: 59
Boa tarde e bom feriado,

Junto envio em foto as páginas do folheto do livro publicado (com más cores) na Revista Moeda

ImagemImagemImagemImagem

O livro estará disponível para entrega a partir de 11 de Dezembro próximo.
Cumprimentos,
A M Trigueiros


Topo
   
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 2 mensagens ] 

Hora Europe/Lisbon


Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited
Traduzido por phpBB Portugal